
A diminuição harmônica, de todas as partes do corpo, de um denomina-se nanismo.Quando ocorrem modificações nos ossos, como nos bassets, pode-se verificar verdadeiras monstruosidades estruturais.
Todos os cães de patas curtas são denominados bassets, e têm sua origem numa anomalia hereditária fixada por criadores, como todas as demais características.E, assim,teoricamente, todas as raças podem apresentar basseismo.
A origem dos bassets é assunto controvertido.Alguns acreditam que foram modificações consecutivas ao raquitismo dos membros, que o homem teria propositadamente fixado. Outros dizem ser uma monstruosidade hereditária, seguida de uma variação brusca, de uma mutação, que os criadores teriam, em seguida, fixado e acentuado, segundo o veterinário e juiz internacional M. Luquet, em seu livro Le Chien.
O nanismo, por sua vez, surgiu através da seleçãode cruzam entos e pela forma de alimentação.
As raças caninas denominadas anãs, possuem tamanho bem fixado e características próprias, originárias das grandes raças das quais descendem.
Quando o nanismo é obtido fisiologicamente, o cão mantém as características da raça da qual proveio, sem deformações, como foi o caso da raça Yorkshire que é uma miniaturização dos vários terriers que a compuseram.
No entanto, não é possível acreditar que se possa obter exemplares cada vez menores e conservar as características fisiológicas normais. Chega um momento crítico onde a repetição das formas torna-se impossível, sem a ocorrência de deformações, diz M. Luquet em seu livro Le Chien,
A obtenção de exemplares cada vez menores poderá comprometer a raça levando-a a deformações, como as de crânio:moleira aberta, olhos esbugalhados ou saltados e mesmo expressão facial grotesca.
Podem provocar anomalias dentárias como prognatismo, mordedura irregular, falta de dentes, fraqueza dentária (perda precoce dos dentes, etc.).
Também insuficiências genitais como monorquidismo, criptorquidismo,problemas hormonais como cios irregulares, carência de esperma, além de fragilidade óssea.
Muitas pessoas quando desejam adquirir um exemplar da raça Yorkshire fazem muitas perguntas, mas principalmente querem saber se o filhote ficará mini, micro, superpequeno ou tamanho zero.
Além de toda essa nomenclatura estar errada, em toda competição de beleza, os prêmios não são ofertados em razão dos extremos (nanismo ou gigantismo), mas sim em face do equilíbrio das formas e da tipicidade da raça.
Podemos dizer que as alterações na conformação óssea da raça Yorkshire poderão ocorrer em função de:
1) acasalamento de cães débeis, sem massa ou estrutura correta, devido à procura do extremo nanismo,através sucessivas gerações;
2) Problemas carenciais pela pouca alimentação ofertada e/ou pela falta de uma alimentação balanceada, lembrando-nos sempre que ALIMENTAR E NUTRIR NÃO SÃO SINÔNIMOS.
3) Devido à falha do metabolismo de cálcio e da incapacidade do cão em fixa-lo onde é extremamente necessário, nos ossos.
Um filhote micro,mini, etc é um filhote atípico, como as demais características que não atendam ao determinado pelo padrão, pois todo extremo é negativo.
E, você interessado na compra de um filhote da raça Yorkshire procure adquirir um cão com boa estrutura, e com toda a tipicidade da raça.
http://www.vonbeilen.com/material/micro.asp

Nenhum comentário:
Postar um comentário